top of page
adiamento-eleicoes_00588444_0_.jpg

Eleições 2022

Desinformação e a COVID-19

Iniciamos o ano eleitoral acreditando que as preocupações seriam as de costume: montagens de partidos, quem vai apoiar quem, movimentação nas redes sociais e qual grupo político iria se fortalecer ao ponto de vencer as eleições municipais. 


Entretanto, em meados de junho, época em que tradicionalmente tudo começa a acontecer nos bastidores do cenário eleitoral, nos deparamos com um novo aumento de casos de covid-19, mudando completamente o rumo e a velocidade dos acontecimentos, causando incertezas, inclusive, no calendário eleitoral. 

A virose somada ao alto índice de desinformação – nome técnico das conhecidas ´´fakenews`` – potencializada pelas redes sociais, faz surgir todo tipo de inverdades muitas vezes articulados por aqueles que querem manipular e influenciar a população por motivos escusos, assim como vimos acontecer nas eleições de 2018, 2020 e provavelmente veremos tentativas em 2022. 

Por isso, em 2022, estive no VIII CBDE - Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, onde na presença de ministros do STF e de quase toda corte eleitoral, acompanhei os melhores do ramo e constatei a existência de um grande movimento convergente de combate às chamadas Fakenews. 

Apenas a conscientização e união social são capazes de combater pandemias (adotando as medidas preventivas com responsabilidade) e manipulações eleitorais, (checando a veracidade das informações consumidas por qualquer meio) não se deixando enganar e votando com o uso pleno de sua capacidade cidadã. 

Finalizo com a frase do Exmo. Ministro Alexandre de Moraes: ´´Nas eleições de 2022 de tédio ninguém morre´´

Vamos em frente, se cuidem.

Dr. Bruno Cabral

Aos 39 anos, Bruno Cabral possui mais de 12 anos de atuação como Advogado especializado em Direito da Administração Pública, Constitucional e Eleitoral. Foi o mais jovem Procurador Geral do Poder Executivo de Nilópolis e ocupou o mesmo cargo no Poder Legislativo, criado através de lei pela primeira vez na história do município, sendo, portanto, também pioneiro em ocupar os dois mais altos cargos jurídicos da Administração Pública local.

Professor de Direito Eleitoral, é ainda Conselheiro e Presidente da Comissão de Administração Pública da OAB, Diretor Geral do Grupo CEFAE – Centro de Ensino Técnico Profissionalizante, Sócio fundador do escritório Bruno Cabral Advogados e por diversas vezes correspondente jurídico da Rede Record de televisão.

Especialista em Direito Eleitoral pelo Superior Tribunal Eleitoral – TSE – Brasília - DF, Tribunal Regional Federal da 4ª região - TRF4, Tribunal Regional Eleitoral – TRE - RJ, Procuradoria Geral do Estado – PGE- RJ, Ministério Público – MP- RJ, Escola Superior de Advocacia – ESA – RJ e EMERJ, Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

 

No passado recente foi Procurador Ambiental do Município de Mangaratiba, na costa verde do Rio de Janeiro e Diretor Jurídico da maior Escola de Samba do Brasil por 06 anos, a Beija Flor de Nilópolis.


No que tange premiações, é Detentor do título de cidadão Benemérito de Nilópolis e da medalha Farid Abrão, maior honraria concedida pela Câmara Municipal de Nilópolis, além de diversas homenagens e moções por serviços prestados à Educação, Advocacia e à Administração Pública dos mais variados órgãos públicos e privados.

Em 2023 assume seu primeiro desafio no Estádio do Rio de Janeiro, ocupando a Vice-presidência do Departamento de Trânsito - DETRAN-RJ.

bottom of page